Ibrahort

logo-ibrahort
Search
Close this search box.

Consumo de hortaliças em tempos de COVID-19

Pesquisa realizada entre os dias 15 a 25 de maio pela Embrapa Hortaliças, em parceria com o Ibrahort, avaliou o comportamento do consumidor de hortaliças frente às mudanças advindas com a pandemia da Covid-19.

O primeiro item da pesquisa procurou avaliar o nível de acesso às hortaliças no período de isolamento social. As hortaliças continuam acessíveis para compra, numa situação semelhante à que ocorria antes do isolamento social. Os percentuais, no entanto, variam conforme o nível salarial e a região do País.

Mudanças nos hábitos de consumo de hortaliças

Além da disponibilidade nos pontos de venda, a pesquisa também investigou sobre prováveis mudanças nos hábitos de compra e de consumo das hortaliças mais consumidas no País –abóbora, alface, alho, batata, batata-doce, cebola, cebolinha, cenoura, coentro, pimentão, quiabo e tomate foram as hortaliças pesquisadas. No saldo entre os que aumentaram e os que reduziram a compra foi verificada uma queda substancial na compra de algumas hortaliças, especialmente o quiabo e a alface. A pesquisa ainda verificou o perfil de quem vem tendo presença mais frequente nos pontos de venda, quando comparado com o período anterior ao isolamento social.

\"\"

Para Stefan Coppelmans, presidente do Ibrahort, a pesquisa representa uma importante contribuição à cadeia produtiva de hortaliças, na medida em que vai permitir aferir o comportamento dos consumidores nesse período de incertezas geradas pela pandemia.

“Na atual conjuntura, as informações que dispomos sobre o consumo e a comercialização de hortaliças são esparsas e insuficientes para que tenhamos uma percepção mais clara da realidade. Dessa forma, os resultados da pesquisa vão contribuir para que possamos discutir com nossos associados e produtores as alternativas para enfrentar as dificuldades”, avalia Coppelmans, ao concluir que unir forças é fundamental nessa época de incertezas.

ACESSE AQUI OS DADOS DA PESQUISA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS INFORMATIVOS

TAGS