Com a formatação dos comitês por cultura dentro do grupo Minor Crops Brasil (culturas com suporte fitossanitário insuficiente) teve início as atividades do Comitê Alho e Cebola com o objetivo de articular ações para atender demandas específicas do segmento.
A organização por comitês cumpre a necessidade de focar nos problemas da produção (pragas, doenças e plantas invasoras) de forma alinhada com os objetivos propostos de discussão de estratégias para levantamento e demandas do setor produtivo.
Stefan Coppelmans, Diretor Presidente do Ibrahort, propôs a retomada da realização de “oficinas” idealizadas antes do início da pandemia Covid-19. Ele relatou que a primeira fase de levantamento foi realizada, agora é necessário aproximar o setor produtivo, pesquisa, governo e indústria para discussões das possíveis soluções.
No último encontro ( 29 de outubro), ficou definida a proposta de organização de subgrupos para realização de oficinas com datas definidas Para a coordenação do Comitê Alho e Cebola, o Ibrahort convidou o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsino, que coordenará o andamento dos trabalhos.