Ibrahort

logo-ibrahort
Search
Close this search box.

Pesquisa de mercado revela perspectivas promissoras para o setor de Vegetais Frescos e Higienizados

O Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e a Comissão Nacional dos Vegetais Frescos e Higienizados (CNVeg) anunciam com entusiasmo os resultados da aguardada pesquisa “Vegetais Frescos e Higienizados – Mapeamento e Avaliação dos Produtores no Mercado Brasileiro”, realizada com patrocínio da empresa Rijk Zwaan.

 

O mercado de vegetais frescos e higienizados desempenha um papel fundamental na oferta de opções alimentares práticas e saudáveis para os consumidores. As tendências de consumo para o mercado de saladas prontas estão em constante evolução, refletindo mudanças nos estilos de vida, preferências alimentares e demandas por conveniência e saúde.

 

A pesquisa entrevistou 71 empresários do setor e abrangeu uma ampla gama de aspectos, incluindo qualificação e quantificação das empresas, empregos gerados, estrutura organizacional, representatividade geográfica, produtos, logística, demanda, análise do setor de atuação, reconhecimento das entidades de classe, perspectivas e planejamento.

 

Um dado notável que emerge da pesquisa é o otimismo prevalente no setor de Saladas Prontas, onde 82% dos negócios acreditam no crescimento futuro, apostando em uma expansão robusta e vitalidade para o mercado. Outro aspecto é que 55% das empresas entrevistas possuem produção agrícola própria. O mercado de vegetais higienizados é uma possibilidade para os produtores rurais em agregar valor à sua produção, diversificando os negócios através de oferta de produtos prontos para o consumo.

 

De acordo com o Ibrahort, o consumo brasileiro de vegetais frescos e higienizados ainda é muito menor que a média dos países desenvolvidos, sendo assim, há um espaço enorme de crescimento do setor que pode fortalecer a oferta de soluções práticas que permitem engajar o aumento do consumo de hortaliças em geral e reduzir o desperdício.

 

Ibrahort e CNVeg

O Instituto Brasileiro de Horticultura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa nacionalmente produtores de hortaliças visando projetar a olericultura nacional perante a sociedade, organizando e fortalecendo a cadeia produtiva para ampliar o mercado de alimentos seguros e saudáveis.

CNVeg – A Comissão Nacional de Vegetais Frescos e Higienizados do Ibrahort nasceu para unir, coordenar e impulsionar os esforços de crescimento desse setor. Tem o propósito de promover ações para integrar a cadeia de vegetais frescos higienizados e a popularização do consumo desses produtos para que mais gente tenha acesso a seus benefícios de saúde com o máximo de praticidade.

"Essa pesquisa de mercado no segmento de vegetais frescos e higienizados é fundamental para entendermos o perfil desse setor e estabelecer ações para o seu desenvolvimento. O Ibrahort continuará investindo em estudos e parcerias para fortalecer todos os elos da cadeia produtiva de hortaliças e atender às necessidades do mercado de forma inovadora e eficiente".
Eduardo Sekita de Oliveira
Presidente do Ibrahort
"Esses dados se mostram relevantes e a pesquisa pode ser um guia estratégico para fortalecer a eficiência, qualidade e segurança alimentar nos produtos, incluindo as saladas prontas. A praticidade e a saudabilidade desses alimentos atendem diretamente às demandas do consumidor. É necessário compreender as dinâmicas desse mercado que está em constante evolução".
Paulo Romano Schincariol
Diretor Presidente da CNVeg

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS INFORMATIVOS

TAGS