CNTM debate tomaticultura em Live

A revista Hortifruti Brasil promoveu em 24 de junho, às 18h, a live “Especial Tomate 2020”, em comemoração à 15ª edição do Especial Tomate, da revista Hortifruti Brasil, que apresenta em parceria com o Ibrahort/ CNTM (Instituto Brasileiro de Horticultura/Comissão Nacional do Tomate de Mesa) o mapeamento da produção de tomate de mesa no País e o perfil do produtor nacional. A transmissão reuniu simultaneamente mais de 300 produtores de diferentes estados brasileiros.

O encontro virtual contou com a participação da diretoria da Comissão Nacional de Tomate de Mesa (CNTM/Ibrahort), representada pelos produtores Edson Trebeschi, da Trebeschi Tomates (Araguari – MG), Lauro Andrade, do Grupo Irmãos Andrade (Sumaré – SP), José Nelson Mallmann, da Tomates Mallmann (Mogi-Guaçu – SP) e Vanderlei Cesconetti, da Agro Plantec (Venda Nova do Imigrante – ES). A mediação ficou por conta de Margarete Boteon, pesquisadora do Cepea, coordenadora da HF Brasil e professora doutora da Esalq/USP

Assista ao vídeo completo

José Nelson Mallmann destacou a importância de manter a qualidade do produto e o respeito às normas. “O consumidor precisa ter confiança de que está consumindo um produto saudável e nós somos os responsáveis por uma horticultura com credibilidade”.

Para o produtor Lauro Andrade, a programação é atuar nos próximos meses para garantir o equilíbrio financeiro. “No segundo semestre teremos que monitorar as condições do mercado e trabalhar com uma lavoura mais enxuta”, afirma

Mesmo com as dificuldades do período, a perspectiva é de melhora nos próximos 12 meses. “Acreditamos que até outubro teremos preços melhores. O mês de julho ainda apresentará excesso de tomate no mercado, mas já com indicadores superiores em relação ao mês anterior”, afirmou Vanderlei Cesconetti.

“Estamos convivendo com um consumidor mais retraído e isso é sentido na comercialização dos tomates convencionais e especiais”, avaliou Edson Trebeschi. Segundo ele, é de suma importância a união dos produtores para o fortalecimento da tomaticultura. “Precisamos dar aos mãos e focar no aumento de consumo per capita no Brasil”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp