Ibrahort

logo-ibrahort
Search
Close this search box.

HF Brasil apresenta mapeamento do tomate de mesa em edição especial

A revista Hortifruti Brasil, publicação do Cepea, em parceria com o Ibrahort/CNTM (Instituto Brasileiro de Horticultura/Comissão Nacional do Tomate de Mesa) mapeou a produção de tomate de mesa no País e trouxe o perfil do produtor nacional. A edição \”Especial Tomate\” apresenta os principais aspectos da pesquisa.

Clique aqui para acessar a revista

A radiografia da tomaticultura de mesa, apresentada por meio de infografias, tem como principal fonte de dados o Censo Agrícola de 2017 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Hortifruti/Cepea de 2019. Ao todo, foram apuradas informações de tomate em 200 municípios, que foram mapeados e agregados em 34 regiões.

Desafio

O Ibrahort/CNTM e a Hortifruti Brasil têm um grande desafio para os próximos 12 meses: unir e avaliar um conjunto completo de dados da cultura de tomate, visando fortalecer a base produtiva da hortaliça de mesa no Brasil. O estudo está dividido em três eixos principais: produção, comercialização e consumo.

O tomate é a principal hortaliça produzida do País e está espalhado em quatro regiões brasileiras (Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), com 50 mil estabelecimentos, dos quais boa parte é de gestão familiar. E esses empreendedores precisam administrar muitos recursos (físicos e financeiros) e um alto contingente de mão de obra, o que, por sua vez, gera elevado valor na cadeia e torna a tomaticultura um setor de destaque no Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS INFORMATIVOS

TAGS